Temazcal, ritual xamânico no Oikos


Pra celebrar 2012
TEMEZCAL
Ritual Xamânico de limpeza física mental e espiritual

Facilitador:
ALETO SILVA

Dia: 4/2/2012 (Sábado)
Horário de início: 14h08
Local: Oikos
Inscrições até 1º/2= R$ 35,00
(Depois desta data= R$ 40,00)

Informações e inscrições:
Dê Wotmeyer – (48) 9653.2327
Oikos – (48) 3437.8869
www.oikos.org.br

O que é TEMAZCAL?


Temazcal também chamado de “Tenda do Suor” ou “Sauna Sagrada”, cujos vestígios mais antigos se encontram nas zonas arqueológicas do México e da Guatemala, é um banho de vapor, porém, com uma profunda conotação espiritual.
Na língua Lakota, falada pelos Sioux, significa “Útero da Mãe Terra”. Nele, intervêm os quatro elementos: a Terra, que nos apoiamos; o Fogo, onde as pedras são aquecidas; a Água, colocada sobre estas; e o vapor, representando o Ar. São utilizadas, também, plantas medicinais.
Trata-se de uma tradição milenar usada por várias etnias ameríndias com o objetivo de curar, limpar e purificar corpo e espírito. Seu uso através da história tem sido tanto terapêutico como ritual em cerimônias.
O ritual acontece após o aquecimento de várias pedras em uma grande fogueira, sendo elas então levadas a uma tenda em formato de um útero. No interior da cabana, os participantes, envoltos em um clima de profundo amor e reconhecimento ao sagrado da vida, entoam cantos tradicionais e tocam tambor.
O vapor d’agua mesclado com o perfume das ervas medicinais contribuem para a saúde do corpo, de uma forma natural, desobstruindo os poros da pele, dilatando os vasos sanguíneos, proporcionando, assim, eliminação de toxinas e melhoras ao aparelho respiratório e imunológico.
Os ensinamentos ancestrais dão conta que somente podemos seguir um belo caminho quando estivermos livres de antigas memórias que nos aprisionam. Um dos propósitos do temazcal é este, o resgate do passado e a vivência do “agora”, para que possamos projetar uma boa vida, para nós e as futuras gerações.
Benefícios do Temazcal:

Purificação da pele
Desintoxicação do corpo
Melhoria no sistema nervoso
Eliminação de stress<\li>
Melhora da circulação sanguínea
Ativação do sistema imunológico
Rejuvenescimento do corpo e da mente



Confira abaixo texto assinado pelo Facilitador ALETO SILVA:

“A nossa origem é no ventre da Mãe Terra.“
(*) Aleto Silva

Para os povos nativos, ou originários, esse é o primeiro ensinamento, dentro de suas Tradições.

Se chama Temazcal uma das mais antigas cerimônias que se tem notícia, é a primeira que temos na hora em que se vem a tomar forma, a tomar força.
Está baseada na bendição, na purificação do ser humano, por meio do líquido sagrado da água, do calor da vida, onde se pode receber e perceber o sopro da vida.

O Temazcal está fundamentado no contato com o ventre da Mãe Terra, que é onde somos concebidos, de onde cada um é alimentado como semente para chegar a ter reconhecida em si a unidade de todos os poderes do Universo.

No contato do fogo, nas anciãs pedras, se reativa a memória do calor original das entranhas da Mãe Terra. Aquecidas, essas anciãs são levadas ao interior da cabana ou ventre, e sobre elas depositadas plantas aromáticas, que nos dão de suas essências. Dessa maneira podemos vivenciar a concepção mesma, no sentir do calor da vida, com um bom aroma, com uma essência, com uma boa presença.

Em algum momento depositamos água sobre as pedras para que se alcance a bendição dessa água, e aí podemos nos dar conta de como o Poder se move, pois a água se eleva em vapor e caminha entre o ar.

Então, cercados pelo mistério da obscuridade, entoamos cantos cerimoniais, na batida do coração de um tambor e o sibilar de um chocalho, por meio dos quais se orienta o movimento do Poder das memórias curadoras.

Aí se manifesta toda a medicina, a sabedoria, e podemos respirar a memória do primeiro alento, a memória do momento em que fomos concebidos, e compartilhar uma energia que é original e igual para todos.

O Temazcal nos oportuniza o dar-se conta dos presentes que recebemos da Vida a todo momento: o ar que respiramos como primeiro alimento desde que aqui chegamos. Também o presente da água, fonte de alimento, desde o leite, o sangue que circula a vida em nós. O presente do calor que faz pulsar nossos corpos. Aí nos damos conta que temos um corpo, que é a presença mesma da Terra. Somos tocados pelo mistério desses quatro elementos.

Então, o Temazcal é onde cada um se reúne com toda sua família, dentro da casa original, que é o ventre da Mãe Terra. Aí é onde nos encontramos para celebrar a Vida. É uma cerimônia de puro amor, de unidade, de pura vibração, porque é aí onde voltamos a ouvir a batida de nosso próprio coração.

______

ALETO SILVA, fez a Formação Holística de Base (Unipaz), tem Formação Básica em Antroposofia; por trilhar as 4 etapas da Busca da Visão, todas correlacionados e complementares entre si, para o que hoje vem sendo sua forma de estar no mundo e praticar esse rito tão sagrado (Temazcal) que é a vivência da Casa (Lar) das Anciãs Pedras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *