Manifesto Oikos

MANIFESTO OIKOS | CORONAVÍRUS 2020

Crise pandêmica do novo Coronavírus

Queridos amigos, frequentadores, alunos e voluntários do Oikos, paz!

Corroborando com o “Manifesto Tawa – Novos tempos”, documento este que nos norteia neste momento, expomos que a atual crise sanitária, que está sendo conhecida como pandemia de Covid-19, é grave para a sobrevivência da humanidade neste planeta. Não é apenas uma situação que ‘vai passar’, sabemos que vai, mas é uma crise (de crisol, recipiente onde o Alquimista mistura substâncias para transformá-las); é uma crise de transformação da humanidade.

Vivenciamos medularmente uma crise de valores, de sistema econômico, de político, ambiental, de percepção, de realidade, de visão de mundo, uma crise sistêmica. Ainda estamos sob o efeito do luto, da morte do velho e da instabilidade que isso gera ao percebermos que não há controle ou certeza sobre o amanhã. Nenhum controle. Nenhuma certeza. Um cenário que antecede novos tempos e que apresenta não uma simples mudança, mas uma transformação sem precedentes.

O mundo mudou e já não há mais como voltar ao que era antes!

Há algumas décadas, Mestres e Mestras de diferentes Tradições Sapienciais e cientistas atuais veem apontando as transformações necessárias quando a visão de mundo atual entrar em colapso, exigindo que um novo paradigma seja necessário. Esta nova visão, que vem sendo chamada de Holística, Transdisciplinar, Integral, entre outras, busca a harmonização entre as realidades do mundo exterior, do mundo interior (psíquica) e daquelas que estão além de nossa compreensão atual, transcendentes, em que a humanidade está inserida e que vem sendo estudadas e experienciadas em inúmeras partes do planeta.

Nós do Oikos, espaço de promoção integral do ser localizada no sul de Santa catarina, viemos desde 2001, portanto há quase 20 anos, buscando promover esta visão Holística (vem do grego Hólos, que significa Todo) por intermédio de diversos tipos de terapias, acolhimento, palestras, seminários, cursos, debates, vivências. Foi assim nossa motivação inicial nos idos de 2001 e continua sendo esta nossa aspiração de mundo. De nossa parte, fizemos pontes com a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), com o Movimento Guerreiros do Coração e o Movimento Tendas e Clãs do Sul®, Jogos Cooperativos, Comunicação Não Violenta, Permacultura, Programa Beija-Flor, Programa AVIVIDA (A arte de Biver a visa), assim como dezenas de outras entidades nacionais e internacionais irmanadas no mesmo propósito, assim como também com outras instituições e organizações com visão de vanguarda e prática transformadora sempre tendo como base a Transdisciplinaridade em Educação e Saúde.

Relembrando que o nome Oikos vem do grego, que significa Lar. Corpo como lar do Ser, casa como lar da família, planeta Terra como lar dos seres vivos. A partir de uma visão transdisciplinar e holística, o Oikos busca integrar as quatro formas epistemológicas clássicas, que convergem para uma visão holística: Ciência, Filosofia, Arte e Tradições Sapienciais, para criar e oferecer novos caminhos de transformação da consciência rumo à inteireza do ser. Nos propomos a ser uma sementeira para o futuro, verdadeiros Guardiões do Amanhã da simplicidade e do porvir em unidade e harmonia consigo, com o outro e com a natureza.

Acreditamos em uma nova forma de ver e viver no mundo.

Está surgindo uma nova forma de ver e viver no mundo e, por intermédio de nossas ações, buscamos inspirar as pessoas, promovendo meios de ampliação de consciências, facilitando o processo de autoconhecimento e a reconexão com o propósito de alma de cada um, permitindo que cada ser possa dar sua contribuição à Alma da Humanidade.

Neste momento, entendemos que as ações adequadas e necessárias para conter um dano maior estão sendo promovidas, mundialmente, por meio da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, localmente, pelas instituições organizadas para isto. Há que seguir estas recomendações, são as melhores que temos, pelo menos no momento.

Porém, em algum momento, a transformação em curso necessitará de outras ações complementares. Haverá muitos humanos em situação de miséria econômica, social, psíquica e espiritual. Temos a convicção de que acumulamos conhecimentos e experiências que podem ser adequadas para uma ressignificação de estarmos vivos.

Necessitamos, para isto, realizar um profundo processo de autoconhecimento, resgatando partes esquecidas como conectar conosco, com nossas relações, com os demais seres visíveis e invisíveis que coabitam este planeta e, por que não dizer, nos reconectarmos com universo. Este autoconhecimento integrador pode permitir a geração de autoestima, criando a imunidade necessária para vencer e transformar esta atual crise em nova oportunidade para a humanidade.

Continuamos como nosso serviço por uma humanidade mais plena de amor e compaixão

Nós do Oikos, continuamos com nosso serviço por uma humanidade mais plena de amor e compaixão, sendo que, para isso, não necessitamos de um outro cérebro físico, mas sim, basta somente uma mudança de consciência. Do nosso jeito, nos sentimos preparados para auxiliar àqueles que, pós-crise, estiverem com dificuldades de efetuar as mudanças necessárias em suas visões de mundo, permitindo-os a se ressignificarem, gerando um novo sentido para suas vidas.

Aos alunos, voluntários e frequentadores em geral que estão conosco, é o momento de darmos as mãos e colocarmos, cada vez mais, em prática todos os ensinamentos. Não nos preparamos nestes anos todos? De certa forma nós já não sabíamos de tudo isso?

Aos que não nos conhecem, fica o convite de se informarem sobre o que fizemos nestas duas décadas como ponte de luz no Sul de Santa Catarina; aproveitamos para estender este convite para abraçarmos toda a humanidade, afinal, somos todos um. Somos um local de partilha, de acolhimento, de educação e saúde e de construção de um novo amanhã que renasce todos os dias como possibilidade dentro de cada um de nós.

Aos que, como nós, estão sem renda financeira, oferecemos sem custo desde o início desta pandemia, as nossas terapias, mesmo que, por enquanto, virtuais. É isso que nós do Oikos nos propomos e é isso que vamos continuar fazendo com as ferramentas disponíveis que temos agora.

Mais do que nunca, somos parte de uma família planetária!

Ou nos amamos, ou estamos fadados a desaparecer.

OIKOS
www.oikos.org.br | oikos@oikos.org.br
Face, Insta, Twitter: @oikosdoceoikos

Endereço:
OIKOS – Lar de Convivência
Rodovia Antônio Just, 1.700
88806-005 – Criciúma – SC
48 3437.8869 | 48 99984.8869 | 48 99836.8873

 

3 pensou em “Manifesto Oikos

  1. Boa colocação para nos darmos conta de tão esplendor essa sinergia que se âncora no oikos para trazer um amparo diante dessa pandemia que temos enfrentado!

    Abraços de um viajeiro destemido .

  2. Querido Mano-Eu e admiradores do Oikos.
    Peço licença para me dirigir aqueles que ainda não o conhecem. Quando empresário nossa empresa se beneficiou qualitativamente com os curso e palestras oferecidos pelo Oikos em especial a Arte de viver em paz que fazia parte da formação de nossas lideranças.
    Hoje como terapeuta tenho participado de cursos e palestras hora como aluno e algumas vezes como facilitador sempre com muito conteúdo e dedicação.
    O Oikos tem sido também meu lar desde 2004 quando Manoel e eu nos fizemos Irmãos.
    Congratulo-me com esse manifesto e recomendo o Oikos como um espaço impar de transformação para um novo tempo que estamos iniciando.
    Estamos JJuntos!
    Beto Colombo
    Filosofo Clínico e escritor.

  3. Boas colocações em tempos de pandemia! Realmente estamos numa travessia de resignificação, tomara que dê um “clique” em nossas mentes. Pessoas e entidades poderosas, realmente o São? Ou nós é que demos a essas pessoas e entidades valores indevidos? Conheço a Oikos desde 2009, recomendo como um ótimo espaço para a reflexão e aprendizado. Ao Mhanoel sua companheira e demais colaboradores abraços e que logo logo seja possível novamente a convivência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *