Oikos completa 22 anos e segue propondo: “Estar em paz é estar inteiro”

Mhanoel Mendes e Derci Wotmeyer, os cuidadores do Oikos que completa 22 anos

Com o slogan “Coevoluir em harmonia”, o Oikos, espaço de autocuidado integral do ser, localizado no bairro Universitário, em Criciúma, completa 22 anos de fundação nesse mês. Com base na zona rural da cidade e a 8 quilômetros do centro da cidade, o local tem se solidificado como referência na saúde envolvendo as três dimensões do ser: mente, corpo e espírito.

“É uma alegria especial estarmos comemorando 22 anos e cheios de aspirações”, comenta o psicólogo Mhanoel Mendes, um dos mentores e cuidadores do espaço. Para ele, viver no Oikos com base na simplicidade voluntária e no conforto essencial e “ainda poder, humildemente, contribuir pela melhora das pessoas e a cura do planeta é uma bênção”. Já sua companheira, a professora de Yoga e Psicoterapeuta Reencarnacionsta, Derci Wotmeyer comenta que estar à serviço é uma missão entusiasmante. “Sinto-me inteira aqui. E, por isso, consigo oferecer esta inteireza às pessoas e, assim, também ser beneficiada”.

Uma das bases para a criação do Oikos foi a seminário “A arte de viver em paz”, facilitado por Mhanoel Mendes desde 2001, e sistematizado pelo ex-reitor da Unipaz, Pierre Weil (In memoriam). De acordo o facilitador, o Oikos é mais do que um espaço para propagar o seminário: “É sim um local pra vivenciá-lo”, salienta Mendes.

O foco desse seminário, que é vivencial e tem uma carga horária de 12 horas, é levantar alternativas contra o atual paradigma Newtoniano Cartesiano, que é a fragmentação. “Tudo se transformou em minha vida quando me alinhei a à visão holística e, assim, aprendi que estar em paz é estar inteiro”, comenta Mhanoel Mendes

“Mudou minha vida”
O Oikos não só se transformou nessas mais de duas décadas de existência em um ponto de referência na região Sul de Santa Catarina para aqueles que buscam terapias complementares, como também em um local de ponte para o autoconhecimento, seguindo uma linha de ética, respeito às pessoas, animais, natureza e espiritualidade. Sem alinhamento religioso ou filosófico, o local tem uma programação de eventos voltados ao autoconhecimento. Dentre eles, estão psicologia, as práticas de Yoga, meditação, astrologia, Psicoterapia Reencarnacionista e Investigação do Inconsciente (Regressão terapêutica), terapias naturais (como reiki, massoterapia/shiatsu, aromaterapia, auricoloterapia, dentre outras), bênção do útero, nutricionista, barra de accsses, constelação familiar, atendimento ayurvédico, doula,  palestras, caminhadas, hospedagem, retiros e estudos.

“Comecei a frequentar o Oikos por intermédio do meu amigo Vitor Augusto, quando tínhamos 11 anos de idade, e me sinto honrado em fazer parte dessa história. Parabéns e obrigado Dê e Maneca por tanto amor e carinho com todos os seres. Somente agradecer por todas as vivências”, destaca o educar físico, Thales Barp. Já o músico e professor de Yoga, Mateus Nazareno, vendo uma programação que acolheu os novos alunos do técnico do IFSC, que tiveram uma aula diferente no Oikos, comentou: “Foi uma experiência semelhante a essa, ainda criança, que conheci o Oikos. Mudou minha vida para sempre”.

Biodanza e Dança circular ocorrem no espaço Oikos

“Do limão uma limonada”
O espaço começou a ser edificado em uma antiga “barreira” (cava de argila) em março de 2001. Com área de seis hectares, o local apresentava um cenário de exploração e destruição com a lavra de argila para fabricar telhas e tijolos. Com a interferência dos cuidadores tendo como base a permacultura, hoje, está totalmente transformado com exuberante verde, abundante natureza. Inclusive, os moradores colhem de produtos ecológicos como hortifrutigrangeiros. “Estamos conseguindo fazer do limão uma limonada”, comenta Derci Wotmeyer, uma das mentoras e cuidadoras do local.

O primeiro evento aconteceu no Oikos foi em dezembro 2002, que foi uma programação para jovens meninos do movimento “Guerreiros do Coração”. Depois disso, o Oikos tem recebido pessoas de diversos lugares do país e até do exterior, tanto para participar de programações voltadas à espiritualidade (sem alinhamento religioso), à ecologia e ao autoconhecimento. Mensalmente, ainda continuam ocorrendo programações como encontros de Biodanza, Movimento Guerreiros do Coração, Constelação Familiar, Rituais xamânicos, dentre outros. Nesses 22 anos de fundação, estima-se que pelo menos, na média, 1 mil pessoas frequentaram o Oikos a cada ano, perfazendo um total de 22 mil pessoas desde 2001.

“Nesse momento tão importante para nós, queremos agradecer a todos os amigos, apoiadores, voluntários e frequentadores e dizer que reconhecemos o apoio e a amizade de todos”, destacam Mhanoel e Derci. “Em muitos momentos, esses nossos amigos, apoiadores e frequentadores foram decisivos para mantermos acessa essa chama de servir”, finalizam.

Lar de Encontros é a construção principal do espaço para 100 pessoas confortáveis

Nomes de “Lar”
Todas as construções do espaço levam o nome de “Lar”, já que Oikos vem do grego e significa lar. Além do Lar do Cuidador, onde vive a família de Mhanoel e Derci, também tem o Lar de Encontros, espaço de eventos para 100 pessoas confortáveis; o Lar de Alimentação; os Lares de Descanso (Lar do Guerreiro e Lar da Mestra), Lar do Encantador de Jardins; Lar dos Animais, Lar das Ferramentas, Lar do Fogo; LitoLar, açude onde os frequentadores e moradores se banham, Lar do Açude, Lar do Encantador de Jardins. Além destes lares, dois ainda se destacam: o Lar de Meditação, que é um buraco embaixo da terra com teto vivo, e o Lar na Árvore, uma casinha de três andares com energia fotovoltaica, mas com todo conforto para uma imersão em solitude no meio do mato. O espaço Oikos tem quase 1,5 quilômetro de trilhas, sete açudes, horta, muitas árvores, flores e pássaros. A mais recente construção é a Clínica (Lar de Cura), estrategicamente construída no meio do mato e com os tetos dos dois consultórios de teto vivo.
Toda a alimentação servida no Oikos é balanceada, natural e boa parte produzida no próprio local. Segue a linha ovolactovegetariana, ou seja, a alquimização da cozinha ainda utiliza em suas receitas ovo e leite; carne de nenhum tipo, nem refrigerante e bebida alcoólica. Aos interessados, o espaço também oferece, além de curso de alimentação natural, marmitas como lasanha, hambúrguer e quibe vegetarianos, amendoim temperado e panqueca.

Espaço já conta com várias caixas de abelhas sem ferrão

Projetos
Apesar de ter como foco principal a ideia de viver o presente sem pensar demasiadamente no futuro, conforme Mhanoel, os coordenadores do Oikos também têm planos. O primeiro, é a colocação de caixas de abelhas sem ferrão, fato que ocorreu no dia 6 de maio. O outro projeto é construir cabanas para suprir a procura intensa por hospedagens de casais e de forma individual. “Hoje temos apenas as duas casas com oito beliches e mais dois quartos reservados para casais. Em breve poderemos oferecer mais opções aos nossos frequentadores”, adiantou.


Acompanhe o Oikos pelas redes:
www.oikos.org.br
www.instagram.com/oikosdoceoikos
www.facebook.com/oikosdoceoikos
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp, envie mensagens para 48 | 99836.8873

OIKOS
Rod. Antonio Just, 1700
88806-005 | Criciúma/SC
Bairro Universitário
48 | 99836.8873 – 99984.8869

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *