Limpeza intestinal – Shank Prakshalana – nosso segundo cérebro

Shank Prakshalana
Principal Terapia de Rejuvenescimento da Ayurveda e Yoga


Facilitação:
DErci Wotmeyer
(Filha, Mãe, Mulher, Graduada em Serviço Social, Psicoterapeuta Reencarnacionista, Naturoterapeuta e Ayurveda, Reiki Master, Yogaterapeuta (Hatha Yoga & Yoga Dance), Moon Mother MM2- Benção e Cura do Útero e da Alma Feminina, Facilitadora de circulos de cura do feminino, Alquimizadora de alimentos vegetarianos e Peregrina. Mentora do espaço Oikos, na zona rural de Criciúma, sul de Santa Catarina, onde vive com a família e desenvolve seus trabalhos e atendimentos.)

Há 2500 anos, Hipócrates, considerado hoje o pai da medicina moderna, afirmava que “todas as doenças tem início no tubo intestinal”.
Hipócrates é famoso pela autoria de outras frases: “faça de seu alimento o seu remédio” e “perdemos a nossa saúde na medida em que nos afastamos da Natureza”.
Milênios depois deste visionário declarar que o papel principal de um médico é o de educar o paciente a ter hábitos saudáveis (sendo a prescrição de medicamentos de importância secundária), a medicina preventiva ainda é muito pouco compreendida. A maior parte dos médicos ainda atua como um vendedor da indústria farmacêutica, não procurando compreender a causa dos sintomas que a ele são trazidos e sequer associando que a alimentação errada pode ser justamente o que está impossibilitando a saúde àquele indivíduo.
Hoje sabemos que um desequilíbrio na relação dos intestinos com o alimento ingerido pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de problemas como doenças neurológicas, falta de energia, desequilíbrios hormonais, problemas de pele, depressão ou ansiedade… e MUITO mais.
Estudar e compreender o que a individualidade de seu corpo gosta e pede é um requisito para viver em seu melhor. E por mais que um médico possa lhe auxiliar nesta tarefa, esta é uma responsabilidade pessoal. Cabe a você zelar pelo próprio jardim. Estude-se… e cuide-se!

Shank Prakshalana é a lavagem e purificação de todo o tubo digestivo, uma técnica de autolavagem completa do trato intestinal que oferece resultados surpreendentes. Quanto melhor estiver nosso corpo funcionando, melhor estaremos de pensamentos, mentes, emoções, corações, atos e fatos.
Desintoxicação do físico – Promove o despertar do corpo físico para acessar uma mente clara e gerar pensamentos equilibrados, oriundos da luz.

ESTA É UMA OPORTUNIDADE DE CONTACTAR COM O SIMPLES.

Leia também: http://www.saudecuriosa.com.br/saiba-porque-o-seu-intestino-e-tambem-conhecido-como-o-seu-segundo-cerebro/

A programação inclui:

a) Práticas corporais: alongamento, automassagem, caminhadas, relaxamento, praticas de Yoga.

b) Práticas terapêuticas: geoterapia, compressas, escalda-pés, massoterapia em duplas.

Shank Prakshalana (Limpeza intestinal-principal terapia de rejuvenescimento da ayurveda- medicina indiana). Pra quem nunca ouviu falar essa é uma técnica dos yogues que limpa totalmente os intestinos, órgão responsável pela renovação dos neurônios!

OBS. O Oikos realiza o Shank Prakshalana (limpeza intestinal) sempre a cada início de estação. Confira nossa programação e reserve sua participação. Vagas limitadas.

Próxima data 2024: *Outono – 15 de março (sexta-feira)
Programação individual ou em grupo:

06:45h – Chegada/despertar – Acolhimento e recepção (anamnese)
07h – Prática corporal
08h – Processo de limpeza
11h – Hidratação e cuidado (massagens).
12:30h – Sopa hidratação, argiloterapia e recolhimento/ ou troca de experiência e encerramento.

PS. O participante ainda pode tomar um banho de açude e de argila e depois descansar (dormir) por algumas horas no Oikos antes de deixar o espaço.

Investimento: a vista R$ 480,00 via Banco do Brasil ag. 0407-3 c.c 85121-3 (Derci Wotmeyer – CPF 77594746953) ou via pagseguro, ou PIX chave derci@oikos.org.br
Inscrições vão até uma semana antes de iniciar a limpeza.

(48) 99836 8873
oikos@oikos.org.br

Coloque em sua agenda as PRÓXIMAS LIMPEZAS INTESTINAIS:

2024
*Outono – 15 de março (sexta-feira)e ou/agendamento individual
*Inverno – 14 de junho (sexta-feira) e ou/ agendamento individual
*Primavera (Retiro Primavera) – de 13 a 15 de setembro de 2024 ( https://oikos.org.br/programacao/retiro-de-primavera-limpeza-intestinal-detox/ ).
Retiro de Primavera: Limpeza intestinal & Detox e ou/ agendamento individual
*Verão – 20 de dezembro – Agendamento individual e\ou dentro do ReveillOikos 2024
(https://oikos.org.br/programacao/retiro-de-fim-de-ano/)

Shank Prakshalana – Individual e personalizado
Este mesmo procedimento pode ser feito individualmente com agendamento prévio, e seguindo uma dieta direcionada de uma semana.
Tempo do procedimento: uma manhã no Oikos (conforme disponibilidade da agenda)

Valor individual e personalizado: R$ 480,00

Mais informações e agendamento: derci@oikos.org.br
(48) 3437.8869 ou 99836 8873

Segue a agenda, datas e horários de início das Estações do Ano em 2024 são:

  • Outono: 20 de março de 2024, às 00h06.
  • Inverno: 20 de junho de 2024, às 17h51.
  • Primavera: 22 de setembro de 2024, às 09h44.
  • Verão: 21 de dezembro de 2024, à 06h21.

Veja tambem TRATAMENTOS- Ayurveda – ॐ com DErci Wotmeyer: https://oikos.org.br/2022/02/ayurveda-com-derci-wotmeyer/

Uma leitura importante:

INTESTINO “Nosso Segundo Cérebro”
Por Karen Young

Existe algo extraordinário escondido nas paredes do nosso sistema digestivo. Cientistas já sabem disso há algum tempo, mas novas tecnologias estão levando as pesquisas ao topo.

O que foi descoberto irá revolucionar a forma que pensamos sobre a nossa saúde física e mental.

O que acontece na nossa cabeça tem muito a ver com o que acontece mais ao sul, onde cientistas carinhosamente apelidaram de “o cérebro no intestino”. Há uma forte conexão com o cérebro na nossa cabeça, e juntos, são peças fundamentais no nosso humor e saúde mental.

O cérebro em nosso intestino, ou o segundo cérebro, como é chamado, é formado por algo em torno de 200 a 600 milhões de neurônios, localizados no tecido do trato gastrointestinal.

Com toda essa potência, não é surpresa que o intestino faça muito mais do que apenas lidar com a comida e outras coisas no corpo humano.

Tem um papel fundamental no funcionamento mental e emocional, enviando informações diretamente para o cérebro e influenciando sentimentos de stress, ansiedade e tristeza, assim como memória, tomada de decisões e aprendizado.

O cérebro em nosso intestino não é capaz de pensar como estamos acostumados, mas se comunica com o nosso cérebro principal, sendo fundamental para nosso bem-estar emocional e mental.

Mente triste, barriga triste. O que vem primeiro?
Não é novidade que ansiedade, stress e depressão normalmente trazem ‘barrigas tristes’ com eles, com constipação, diarreia, inchaço e dor.

Por décadas, médicos acharam que stress, ansiedade e depressão eram a causa, mas agora parece que é o contrário. Irritações no sistema gastrointestinal mandam sinais para o cérebro que ativam mudanças de humor. Sabemos que probióticos aliviam os sintomas de ansiedade e depressão, e esse pode ser o motivo.

O intestino não é apenas importante para a saúde física, mas também é fundamental para a saúde mental. O que é fascinante é a direção da influência. O nervo mais longo saindo do cérebro é chamado de vago (na verdade é um par de doze que saem do cérebro).

Ele vai até a barriga e encosta no coração e na maior parte dos órgãos ao longo do caminho. Aqui está a parte interessante: cerca de 90% das fibras do vago carregam informações de órgãos internos no tórax (como o coração) e do abdômen até o cérebro, e não o contrário.

Nossa linguagem evidencia isso – nós estamos falando muito antes de conhecermos. Se você já foi direcionado pelo seu instinto para tomar uma decisão, ou ouviu seu coração, é provável que tenha percebidos sinais do seu segundo cérebro.

O papel das bactérias intestinais
Além de neurônios, temos outro destaque no conexão barriga-cérebro – as 100 trilhões de bactérias que vivem no trato gastrointestinal. De acordo com o professor de fisiologia, psiquiatria e ciências comportamentais Emeran Mayer, da UCLA, essas bactérias contêm sabedoria que é enviada ao cérebro.

Elas afetam nosso comportamento a todo minuto durante todos os dias desde que nascemos, e provavelmente até antes.

Um estudo fascinante: da extroversão para introversão através do intestino
A pesquisa do professor Mayer mostrou como combinações específicas de bactérias podem influenciar a rede neural do cérebro e assim afetar o temperamento, humor e aprendizado.

Leia também: Porque energéticos naturais são melhores para o cérebro

Outros pesquisadores também exploraram a possível conexão entre essas bactérias e comportamento, e assim fizeram descobertas interessantes.

Em um estudo, quando as bactérias de ratos tímidos foram transferidas para ratos extrovertidos, os extrovertidos se tornaram mais ansiosos. Também deu certo no sentido contrário: quando os ratos tímidos receberam as bactérias dos extrovertidos, os ratos tímidos se tornaram mais atrevidos e extrovertidos.

Ratos agressivos se acalmaram quando cientistas ajustaram suas bactérias dando antibióticos e probióticos para eles.

Outro estudo: a relação entre bactérias e temperamento
Uma pesquisa encontrou correlações entre temperamento e a presença de uma bactéria intestinal específica em crianças, particularmente meninos. A conexão foi independente do histórico de amamentação, dieta e método do parto. O que foi descoberto:

– Crianças com a maior diversidade genética de bactérias gastrointestinais eram mais positivas, curiosas, sociáveis e impulsivas.

– Nos meninos, extroversão foi associada com a abundância de um tipo específica de bactéria (famílias Rikenellaceae e Ruminococcaceae e gênero Dialister e Parabacteroides).

– Nas meninas, auto controle, carinho e foco foram associados a uma menor variedade de bactérias.

– Meninas com grande quantidade de uma família de bactérias espefícia (Rikenellaceae) aparentaram ser mais medrosas do que as meninas com uma diversidade equilibrada na microbiota.

Essa pesquisa ainda é recente, então não ainda não é certo o que seria uma barriga ideal em termos de equilíbrio das bactérias gastrointestinais, ou quais fatores seriam influência. É possível que o equilíbrio perfeito varie de pessoa para pessoa.

O intestino e a depressão
A depressão é amplamente atribuída a uma diminuição na serotonina, um neurotransmissor que é responsável pelo humor. O que é impressiona é que apenas 5% da serotonina do corpo é armazenada no cérebro. Os outros 95% são armazenados no intestino.

Não é surpresa então que a grande maioria de antidepressivos que atuam nos níveis de serotonina usualmente causam desconforto gastrointestinal.

Também não é surpresa que o intestino esteja mais ligado à depressão do que a gente imagina. Pesquisas continuam sendo feitas em busca de respostas.

O intestino e a ansiedade
Pesquisadores descobriram que jovens adultos que comem mais comida fermentada (que contém probióticos) têm menos sintomas de ansiedade social.

Conforme o professor de psicologia Matthew Milimire, ‘é provável que probióticos nas comidas fermentadas são favoráveis a mudanças no trato gastrointestinal, que influenciam a ansiedade social… os microrganismos na sua barriga podem influenciar sua mente.’

Comida e o fator de conforto
A necessidade de conforto raramente nos direciona a vegetais. Pelo contrário, ‘comida de consolo’ tende a ser rica em gordura e em calorias.

A relação entre comida e humor não é coisa da nossa cabeça. Sim, comida de consolo é muito mais gostosa, muito mais cheirosa e trás a memória momentos de alegria e segurança, mas tem muito mais que isso, conforme uma equipe de pesquisadores Belgas descobriu.

Os pesquisadores deram nutrientes diretamente aos estômagos dos participantes via uma sonda nasogástrica, com a intenção de tirar a experiência sensorial que normalmente é associada a comida de consolo, como cheiro, gosto e memórias.

Os participantes receberam ou uma solução salina ou uma infusão de ácidos graxos. Sem saber o que estava na sonda, aqueles que receberam ácidos graxos tiveram metade dos níveis de tristeza e fome comparado aos que receberam a solução salina.

Isso também foi constatado por exames cerebrais. Imediatamente após os ácidos graxos chegarem ao estômago, foi vista uma atividade maior na parte do cérebro que controlar as emoções.

Stress e comida
Uma pesquisa mostrou que ratos estressados preferem comida mais gordurosa (manteiga de amendoim) do que ração regular. Naturalmente, eles ganham mais peso do que seus colegas menos estressados.

Em tempos de stress, o intestino aumenta a produção de grelina, um hormônio que sinaliza a fome para o cérebro. Pesquisas em humanos chegaram à mesma conclusão. Em um estudo recente, casais tiveram um aumento significativo do hormônio após uma discussão.

Os pesquisadores não puderam concluir que relacionamentos não saudáveis causam más escolhas na hora de comer, mas a correlação é forte.

As bactérias intestinais estão por trás de tudo isso?
O professor Mayer pontua que nos últimos 50 anos percebeu um aumento drástico nos casos de autismo, esclerose múltipla e obesidade. Todas essas doenças alteraram as interações entre intestino e cérebro.

Ao mesmo tempo, nos últimos 50 anos, a forma que o alimento é produzido e processado foi muito modificada, e também a forma que utilizamos antibióticos. Isso é reflexo das nossas escolhas? Do jeito que está, é apenas especulação, mas é uma área de estudo que está ganhando visibilidade.

E agora?
A saúde mental não fica só na cabeça. Nem a doença mental. Finalmente, a ciência está nos dando provas concretas disso. As pesquisas são animadoras e promissórias no sentido de revolucionar os tratamentos para uma série de fatores e o jeito que cuidamos da nossa saúde mental.

A pesquisa está constantemente evoluindo, mas nós sabemos a importância de ficarmos atentos ao estado que o nosso intestino está e fazermos o possível para mantê-lo saudável.

Ali está o segundo cérebro, e possivelmente, umas das chaves para o sucesso do nosso bem estar mental e emocional.

* Nota: As informações e sugestões contidas neste artigo têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Texto originalmente publicado no Hey Sigmund , livremente traduzido e adaptado pela equipe da Revista Bem Mais Mulher, link: https://www.sabervivermais.com/intestino-nosso-segundo-cerebro/

 

RESSARCIMENTO – CRÉDITO
Para quem se inscreveu em algumas das nossas atividades, pagando antecipadamente, mas não pode comparecer ao evento, nós temos a seguinte pratica:
– Credito de 100% para futura programação comunicando um mês antes do evento;
Ou se:
– Comunica a desistência ate 15 dias antes, devolução de 80% do pagamento;
– Comunica a desistência de 8 dias até o dia do evento, devolução de 50% do pagamento;

OBS. Caso não comunique a desistência em tempo algum, pode usufruir 50% do valor em alguma atividade do Oikos no prazo de 6 meses. Ou caso o evento não aconteça, por algum motivo, será devolvido o valor integral.

___________________

D E P O I M E N T O S

DEpoimento : “Recomendaria pra todo mundo”

“DErci, eu queria te dizer, que cheguei em casa super feliz, contando pra família tudo que rolou e o quanto grata estava me sentindo, mas o melhor de tudo, no dia seguinte eu passei a tarde escrevendo; escrevi todos os detalhes, desde a sexta-feira até o domingo. Tudo que senti, tudo que conversamos, o que aprendi. Com certeza o fato de ter escrito me ajudou a realmente arquivar e tirar ainda mais proveito desse fim de semana mágico, ainda que os efeitos já fossem também suficiente.

A sensação que dá, é que o seu estômago volta pro lugar e que passa a funcionar melhor, sei la, organicamente, te pedindo a comida necessária, sem exageros. Você passa a comer melhor, se sentir bem mais leve, querer tomar bastante chá, sucos naturais… Comer o essencial. Comer BEM.
Eu realmente fiquei maravilhada com o resultado, me sinto bem mais leve e isso me deu mais inspiração e leveza dos pensamentos. Meu intestino está funcionando melhor. Recomendaria pro mundo todo, pra que as pessoas pudessem sentir o auto-cuidado e se alimentar melhor!

Obrigada pela iniciativa . Muito grata. Um grande abraço!!!

Gabriela Gouges

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *