Yoga Dance

Yoga Dance

O que o Yoga e a dança tem em comum?
A prática de Yoga e a Dança tem muito em comum. A junção de ambas deu origem ao Yoga Dance que alia a consciência e os princípios do Yoga com a liberdade da dança de forma fluída e livre. Essa prática nos energiza e, promove o rejuvenescimento, utilizando uma dinâmica simples de dança e movimentos inspirados no Yoga levando a uma integração, libertação e cura em todos os níveis: físico, mental, energético e espiritual.

No que é baseada a Yoga dance?
Baseado no sistema dos chakras, esta prática nos desperta para e expansão e o fluir com a nossa inerente alegria de ser, nossa autenticidade e nosso infinito potencial de amor, nos proporcionando estados de equilíbrio e bem-estar que vão além do físico. Durante a prática são explorados elementos como respiração, presença, movimento, meditação, e propósito, em uma viagem aos sete chakras e a relação entre eles, a música e o movimento.

Há quanto tempo existe Yoga Dance?
Yoga Dance é uma prática nova no Brasil, mas já muito difundida na Europa e nos países como EUA e Canadá há mais de 20 anos. A necessidade de uma prática libertado e rejuvenescedora como o Yoga Dance é urgente principalmente devido a grande demanda da vida moderna sobre todos nós.

Quais os benefícios do Yoga Dance?

Através da prática você será capaz de:
– Redefinir o seu olhar
– Ampliar seus conceitos acerca do Yoga e da Dança
– Viver o Yoga ao invés de apenas praticá-lo no tapetinho
– Tomar posse do seu poder pessoal e brilho interno
– Cultivar mais entusiasmo, de estar mais vivo, feliz e confiante em seu corpo
– Ter um aumento na energia, na flexibilidade, no tônus muscular e na saúde cardiovascular
– Relaxar e rejuvenescer
– Experienciar imersão no momento presente
– Explorar sua autenticidade, criatividade e essência.
– Despertar para a alegria de viver que é o potencial inerente a todos nós.
– Libertar-se de qualquer julgamento e permitir o dançar livre, no ritmo do coração e de dentro para fora.
– Expandir o prana (energia vital) e explorar as infinitas possibilidades de cada momento e movimento
– Atingir equilíbrio e conexão em todos os aspectos; físico, energético, emocional, mental.
Portanto, as aulas de Yoga Dance não são somente “aulas” e sim uma jornada de auto expressão, autolibertação e auto exploração onde temos a oportunidade de criar nossos próprios movimentos e nos deixar levar pelo fluir de cada momento, de forma natural, enquanto nos curamos e nos divertimos. Desta forma, a prática se transforma em uma meditação em movimento onde o corpo se torna uma expressão da alma.

A prática do Yoga Dance nos traz mais equilíbrio para o seu corpo energético através da fluidez dos chakras; sentimento de mais entusiasmo, de estar mais vivo, feliz e confiante em seu corpo; aumento na energia, na flexibilidade; experiência de imersão no momento presente; exploração de todo nosso potencial adormecido, nossa autenticidade, criatividade e essência.

É necessário saber dançar para praticar Yoga Dance?
Assim o Yoga Dance é mais do que uma prática é uma experiência de reconexão com a nossa inerente alegria de ser e viver vai além do físico e inclui a todos. Não é preciso ser um dançarino nem um Yogi para se beneficiar desta prática. Como todos nós somos iluminados com alegria todos podemos praticar Yoga Dance.

Como são as Aulas?
O Yoga e a Dança oferecem uma forma de explorar a autoconsciência. As aulas de Yoga Dance são dinâmicas e diversas, com momentos de introspecção, expressão, meditação em movimento, relaxamento e meditação; com o objetivo de descobrir qual é sua própria dança. A música tem um papel fundamental. Ela é a vibração que ressona em cada chakra (centros energéticos) despertando a dança como um processo que nasce de dentro para fora.
Durante a prática, são explorados os mais variados ritmos: músicas indianas, brasileiras, latinas, árabes, africanas, trance dentre outras. Através dos movimentos, expandimos e removemos zonas de conflito ou tensões que possam estar nos impedindo de experimentar alegria e liberdade em nossas vidas. Assim, o prana (energia vital) flui livremente pelo corpo e mente.
Exploramos os 7 Chakras principais, começando com os primeiros chakras em que as músicas são mais calmas, possibilitando uma maneira gradual e consciente de entrar na prática. Trabalhamos dentre outras energias o aterramento, a fundação e a consciência da materialidade no Muladhara (primeiro) chakra. Então exploramos a fluidez, leveza e sensualidade no Svadhisthana (segundo) chakra. Também a confiança, o poder e a transformação no Manipura (terceiro) chakra. Vivenciamos o amor incondicional e o perdão no Anahata (quarto) chakra e a expressão, comunicação, verdade no Vishuddha (quinto) chakra. Nos aprofundamos na intuição e na visão no Ajna (sexto) chakra e, finalmente, na auto entrega no Sahasrara (sétimo) chakra. Em cada chakra trabalhamos com movimentos e ritmos específicos para aquele centro, bem como com as características de seus elementos, as energias que o bloqueiam e as energias que naturalmente precisam fluir através dele.
Além das ferramentas do yoga, também são exploradas outras práticas como tai chi, capoeira, dança africana, danças culturais, dança espontânea entre muitas outras.
Yoga Dance não é uma performance e nem uma coreografia que exija perfeição. A dança começa de dentro para fora e a prática oferece ferramentas para que cada um encontre o seu movimento único, a sua dança interna. Dessa forma o corpo se transforma em uma simples expressão da alma, sem certo nem errado, bonito ou feio. Nós nos tornamos a dança e a dança se transforma em uma forma dinâmica de Yoga, estamos imersos no momento presente e em união com o divino que dança através dos nossos movimentos. Assim, o Yoga Dance promove o despertar para a nossa energia mais vibrante e nosso potencial criativo sem negar nenhum tipo de emoção ou experiência e integrando a sombra na luz e a dualidade na unidade.

Quem pode participar do Yoga Dance?
Podem participar das aulas de Yoga Dance crianças, jovens adultos e melhor idade, inclusive pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes.

Quando e onde vão ocorrer as aulas?
As aulas de Yoga Dance vão ocorrer mensalmente, no Oikos, em Criciúma, iniciando sempre às 19h30 e finalizando às 21:30h. Confira as datas em “Programação” no site www.oikos.org.br


Sobre a facilitadora:


Dedicada e apaixonada pela Yoga e pela Dança, Derci explora a prática de Yoga a mais de 8 anos. Expandiu seus conhecimentos estudando com renomados professores da prática do Yoga como Tales Nunes, Pedro Kupfer, Glória Arieira, Laurent Dzarou, Prof. Hermógenes, Camila Reitz, Thiago Leão, Vitor Caruzo Jr. e Fernanda Cunha. Explorou o Hatha Yoga, Iyengar, Asthanga, Yoga Dance, Yoga terapia e os livros sagrados.
Como Naturoterapeuta atua com Shiatsu Zen, Massagens Terapêuticas e Auto Cura, Alinhamentos Energéticos, Reike Magnificado, Radiestesia, Radionica, Argiloterapia, Auriculoterapia, e Reflexologia Podal.
Derci Wotmeyer
Psicoterapeuta Reencarnacionista, Terapeuta Natural & Facilitadora Hatha Yoga e Yoga Dance
(48) 3437-8869 ou 99836-8873 (tim)
www.oikos.org.br

“Quando as feridas que você está carregando vem a tona, elas começam a se curar.
Ao ocultar uma ferida ela não irá sarar. Ela precisa ser exposta aos raios de sol, ao vento. E não há outra maneira de cura-la. Ela precisa ser trazida a consciência. ” (Osho)

Confira a agenda de aulas na nossa programação!

2 pensou em “Yoga Dance

  1. Qualquer pessoa pode fazer o curso de Yoga dance. Por favor envie-me mais detalhes porque me interessei mto…Obrigada

  2. Gostaria de saber mais detalhes, pois tenho interesse em fazer e gostaria de me organizar. Grata

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *