Solitude

SOLITUDE:
Um fim de semana na casa da árvore.

Esta é uma modalidade em que o(a) hóspede permanece no Oikos durante um final de semana (ou o tempo que desejar) vivendo em solitude no Lar da Árvore, uma casa de três andares estrategicamente construída no meio das árvores e distante 300 metros da sede do espaço.

Durante este tempo, o morador temporário só deverá ter contato com pessoas, em último caso ou se assim preferir. No caso de silêncio total, as comunicações, quando necessárias, serão realizadas por intermédio de bilhetes depositados em uma caixa de correspondência. De modos que o hóspede permanecerá um fim de semana de recolhimento, contemplação, meditação estudos e silêncio.

No retiro em solitude, a proposta inicial é o hóspede fazer seu próprio alimento no fogão à lenha no andar térreo do Lar da Árvore (Lar da Terra). Contudo, se o hóspede desejar, há a possibilidade de o Oikos oferecer o almoço, sendo que o hospede vai fazer as demais refeiçoes, como café da manhã e jantar. O almoço vai ser entregue na caixa de correspondência em horários combinados (reserva de almoço à parte).

Depois do Lar da Terra, que é de chão batido, há o “Lar Caminho do Meio”, que fica no segundo andar, local reservado para dormitório (cama de casal). Para estudo, oração, prece e meditação esta reservado o “Lar do Chakra Conorário”, que fica no terceiro andar. Aquim inclusive, ha meia parede inteira de vidro onde o praticante poderá curtir e saborear o visual natural externo.

No Lar da Árvore não há luz elétrica e nem fotovoltaica, por enquanto; luz só de vela ou de lanterna recarregada manualmente (manivela) com dínamo. O banho de chuveiro é de água quente do fogão à lenha ou da mangueira preta colocada em espiral, aquecida naturalmente pelo sol. A água potável é de bombona (poço) levada para o espaço e as demais são da coleta da chuva. O banheiro é seco.

Oportunize-se. Venha vivenciar dias de silêncio e de harmonia, venha saborear viver em solitude em meio à natureza.

OBS. Se desejar, o hóspede no regime de Solitude, pode ser acompanhado por sessões terapêuticas.

Contate-nos e faça a sua reserva e o orçamento personalizado conosco: (48) 3437.8869 ou 99836.8873 ou oikos@oikos.org.br

Os valores da diária são: R$ 62,00 por pessoa, (se desejar podemos oferecer o almoço no valor de 35,00 por pessoa).

O acompanhamento terapêutico pode ser realizados em agendamentos com sessões de psicologia no valor de R$150,00 por sessão.

Além de outras terapias oferecidas aqui no espaço: https://oikos.org.br/terapiaseservicos/

Estamos abertos e receptivos para responder tuas dúvidas.

Aguardamos sua reserva.

Nossa gratidão!

Mhanoel & DErci


Do livro “Meditação para mulheres que fazem demais”, de Anne Wilson Schaef, página 87, Ed. Versus.

______

DEPOIMENTOS


DOIS DIAS NO LAR DA ÁRVORE

“Saí com o objetivo de conversar comigo mesmo. De homem pra homem; sem nenhuma interrupção, sem celular, eletricidade, amigos, família, tarefas e objetivos. Uma conversa franca, detalhada, sem máscaras.

Alí, onde as aranhas e formigas estavam tão ocupadas em seguir seu caminho que minha presença mal era percebida. Alí, naquela casa da arvore, assistindo o balanço dos galhos e escutando o som da chuva, encontrei oque buscava, o que se escondeu nos barulhos da cidade e das metas traçadas.

Agradeço a acolhida do meu querido amigo Mhanoel por ser gentil em um nível celular e sua grande companheira Derci.

Recomendo sem pensar alguns dias nesse retiro pra quem busca se re-encontrar.

(Pablo Barcelos, médico)

_____________

EXPERIÊNCIA INENARRÁVEL
Fui para o Lar da Àrvore do Oikos com objetivo de me desconectar dos barulhos a minha volta e simplesmente sentir a natureza. Ter um momento de introspecção, de poder me entender e desacelerar nesse mundo frenético que vivemos hoje em dia.
Em um fim de semana, tive a oportunidade de me entender e respeitar tanto meu corpo quanto minha mente, com livros, mandalas, frutas, legumes e um bom suco de maçã.
A noite, tive o privilégio de ter uma fogueira prontinha só pra mim e ter esse momento que eu tanto precisava, com uma experiência inenarrável!

(Gabriel Nazário, fotógrafo)

_____________

 

EXPERIÊNCIA ÚNICA
Casa na árvore sustentável, água captada da chuva, fogão a lenha, sem energia UM elétrica, sem celular, sem relógio…
Eu pensava que já tinha ficado um tempo sozinha, até ter essa oportunidade. Experiência única, Reiki, yoga, meditação e presença no aqui e agora ao som da natureza.
Jamais esquecerei dessa experiência!
Obrigada OIKOS!

(Aline Ranakoski Soares, professora)

_____________

“Permiti-me recentemente um fim de semana na OIKOS. Como grande maioria de nós, submetido a pressões e incertezas de todo tipo de ordem (familiares, trabalho, relacionamentos, etc), buscava um distanciamento para um necessário reequilíbrio ou, como muitos preferem, uma reenergizacao. Aos conhecedores da OIKOS desnecessário maiores descrições, mas aos demais, antecipo que os bons fluidos
energéticos já começam com os “Sorrisos Recepcionais” de DErcy & Mhanoel; Mentores e Gestores da OIKOS.
Confesso que bastou-me 5 min para saber que Eu realmente estava onde deveria estar, pois seus Sorrisos transmitem a essência do local: paz, harmonia e compaixão! Desta forma, fica também evidente compreender como um local que até pouco tempo nada mais era do que uma jazida de argila exaurida, atualmente resplandece de Vida & Agradáveis Surpresas por todos os seus cantos.
Como Centro de Encontros e Treinamentos, OIKOS conta com toda estrutura que se espera para tal. Contudo, além de primar pelo Harmonioso Equilíbrio, Dê & Mhanoel criaram alguns Espaços Únicos que bem refletem a proposta de facilitar “Reencontros Pessoais”; e o melhor exemplo desses, a meu ver, é a Casa da Árvore: literalmente uma Casa “plantada”  no meio da Floresta, isolada, sem energia, autossustentável e, justamente por esses mesmos elementos, local inigualável para recuperarmos alguns elementos de sustentabilidade de nossas próprias vidas.
Nessa minha breve passagem pela OIKOS, compartilhei uma única noite no local, mas o suficiente para recuperar e usufruir de vários sentimentos há muito esquecidos! Preparar o próprio alimento num fogão a lenha, dormir ao anoitecer, escutar distintos sons da natureza, observar o céu, acordar com a aurora, meditar em plena conjunção com o ritmo do local, escutar a si próprio… Em suma, sentir-se próximo daquele “algo interior” que sabemos que está lá, mas lutamos no cotidiano para (re)conectar, e geralmente, com muito pouco sucesso.
Embora restrito a um único fim de semana, minha estadia na OIKOS pareceu-me uma “temporada”, tamanha a revigorada proporcionada. Certamente pretendo estender essa experiência por vários dias e a Todos sugiro fazer o mesmo, mesmo que iniciando por uma noite. Descobri que OIKOS, como todo verdadeiro LAR, é mais do que um Harmonioso Espaço. Sua Energia nos Alimenta, nos Contamina e nos Acompanha, mesmo para Alguém como Eu que resido há mais de 500km de distância; situação que encaro não como um empecilho, mas como um incentivo para no LAR ficar cada vez por mais tempo!
( Carlo Eduardo, Administrador de empresas, de Curitiba/PR)

_____________

RESSARCIMENTO – CRÉDITO
Para quem se inscreveu em algumas das nossas atividades, pagando antecipadamente, mas não pode comparecer ao evento, nós temos a seguinte pratica:
– Credito de 100% para futura programação comunicando um mês antes do evento;
Ou se:
– Comunica a desistência ate 15 dias antes, devolução de 80% do pagamento;
– Comunica a desistência de 8 dias até o dia do evento, devolução de 50% do pagamento;

OBS. Caso não comunique a desistência em tempo algum, pode usufruir 50% do valor em alguma atividade do Oikos no prazo de 6 meses. Ou caso o evento não aconteça, por algum motivo, será devolvido o valor integral.